Período de chuva aumenta riscos de acidentes com animais peçonhentos

Publicado por: Glícia Favacho



     Em uma região onde há diversidade de animais peçonhentos o conhecimento para prevenção de acidentes é essencial, tão quanto importante a conservação dessas espécies pela importância ao equilíbrio do ecossistema e medicina humana. Por essa razão, o DNIT, através do Programa de Educação Ambiental da BR-230/422/PA, vem realizando ações educativas relacionadas aos animais peçonhentos comuns da região.

Os colaboradores da construtora LCM, responsável pelas atividades na BR-230/PA, trecho urbano do município de Altamira, receberam palestra sobre “Cuidados com animais Peçonhentos” onde foram instruídos sobre os procedimentos corretos durante a limpeza da faixa de domínio. O biólogo Márcio Santos, integrante da equipe do Programa de Proteção à Fauna da BR-230/422/PA, enfatizou que se houver um animal silvestre durante a atividade, os colaboradores devem comunicar à Gestão Ambiental para que sejam tomadas as devidas providências quanto ao resgate da fauna encontrada. Os colaboradores ainda assistiram a um pequeno vídeo para reforçar o que foi explicado.

Apesar de acontecerem ao longo de todo o ano, os acidentes causados por animais peçonhentos são mais frequentes na temporada de chuvas, o conhecido inverno amazônico, onde encontramos com mais frequência cobras, escorpiões, aranhas, lagartas, lacraias, abelhas e vespas. Após a palestra, o biólogo acompanhou de perto os serviços de limpeza realizado pelo construtora, repassando orientações aos operários para que a atividade ocorresse conforme recomendado no Plano Básico Ambiental do empreendimento e, assim, contribuindo para que junto à nova estrada haja respeito ao meio ambiente e preservação da fauna local.